quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Transsição para a Televisão Digital Terrestre (TDT)


Informação Importante ...

Não se esqueça de aderir!
Televisão Digital Terrestre (TDT)

http://www.anacom.pt/render.jsp?contenld=1083777


O princípio do fim da Televisão Analógica em Portugal começou.

A DECO calcula que 4 milhões de televisores não estão preparados para receber directamente o novo sinal de televisão, obrigando à utilização de um descodificador, uma pequena caixa que se liga ao televisor e converte o sinal de forma a que a emissão possa continuar a ser vista no ecrã.


Só alguns televisores adquiridos depois de 2009, e a grande maioria dos comprados desde final de 2010, obedecem à norma escolhida para a TDT portuguesa, que exige o suporte ao DVB-T e a descodificação de vídeo MPEG-4/H.264.

Os descodificadores para ligar a televisores mais antigos (desde CRTs a LCDs e Plasmas) podem ser encontrados no mercado em modelos muito variados, com diferentes capacidades e preços entre 35 e 220 euros. Um teste realizado pela associação de defesa do consumidor a 32 modelos mostra que o desempenho e o preço variam muito.

De acordo com a análise, que resulta de uma parceria com a Anacom, há apenas 5 aparelhos que a DECO não recomenda, sobretudo pelo consumo inaceitável em stand-by que pode chegar aos 16,7 W quando a Comissão Europeia tinha estabelecido um limite nos 2 Watts para consumo de energia dos equipamentos eléctricos e electrónicos. Entre estes aparelhos estão o CGV Premio HD-W e o Metronic Zapbox HD-Z1.



Entre os equipamentos analisados o Televes TDT 7151 foi considerado o melhor, mas o Denver DMB-105HD foi classificado como escolha acertada, já que permite poupar até 120 euros face a outros equipamentos disponíveis (a preços de Fevereiro de 2011).



Para além destes dois modelos, mais cinco caixas fazem parte do grupo restrito de descodificadores que receberam uma classificação acima dos 60 pontos no teste da DECO.

No quadro abaixo resumimos algumas das características destas caixas, olhando também para funcionalidades como ligação HDMI (essencial para sinal de Alta Definição), capacidade de gravar e agendar gravações através do Guia Electrónico de Programação que está incluído na emissão de TDT, e ainda a possibilidade de reproduzir ficheiros multimédia a partir de um dispositivo USB.



As características do resto dos aparelhos incluídos nesta análise podem ser consultadas no site da DECO, que permite comparar até três descodificadores e verificar os preços para uma grande variedade de lojas em diferentes partes do país.

A associação promete ainda ir actualizando esta informação até Abril de 2012, data marcada para o "apagão analógico".

Para além dos descodificadores que devem ser ligados às televisões que não suportam o standard da TDT, poderá ser ainda necessário proceder a alguns reajustamentos da antena, para os quais poderá contactar instaladores habilitados. No site da TDT pode fazer uma consulta destes serviços por código postal do local.

A Anacom colocou online o Guia da TDT que explica alguns dos princípios básicos da mudança e sugere ainda contactos adicionais para quem tem dúvidas.
Publicada por Hélder Mota em 20:47 0 comentários
Enviar a mensagem por e-mailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no Facebook
Guia completo para a TDT



Já está em marcha a campanha que pretende sensibilizar os telespectadores para a Televisão Digital Terrestre (TDT), recorrendo à imagem de figuras públicas como Sónia Araújo, Leonor Poeiras, Nuno Graciano e Paulo Bento. Mas há ainda muitas dúvidas que se tornam mais prementes para quem vai perder o sinal analógico daqui a algumas semanas.

A transição para a nova emissão de televisão será faseada até Abril de 2012, mas em Alenquer o emissor analógico é desligado já a 12 de Maio, seguindo-se mais duas zonas piloto: Cacém a 16 de Junho e Nazaré a 13 de Outubro de 2011.

Ao todo a Anacom estima que serão afectados por esta mudança de emissão 1,5 milhões de lares, que actualmente só recebem televisão em canal aberto e têm de preparar os seus equipamentos para a TDT.

A grande maioria dos novos televisores à venda nas lojas já suporta a nova emissão, mas os modelos mais antigos terão de fazer parelha com um descodificador, uma set top box que deve ser adquirida por quem quer continuar a ver televisão e não recebe o sinal através de serviços pagos de cabo ou de IPTV.

Ainda em Janeiro a DECO divulgava um teste a 29 equipamentos de descodificação, alguns dos quais tinham preços entre os 60 e os 215 euros.

A mudança estende-se também às antenas e em alguns casos será mesmo necessário recorrer a um instalador para instalação, substituição ou redireccionamento da antena exterior, ou até a substituição e colocação de nova cablagem.

O TeK tem vindo a abordar este tema em vários artigos, Montras e Sugestões, mas reúne hoje toda a informação num formato de FAQ que esperamos seja útil aos leitores.



O que é a TDT?
A Televisão Digital Terrestre é uma nova tecnologia para transmissão do sinal de televisão que usa antenas mas com sinal digital, em vez da actual teledifusão analógica, sendo baseada na norma DVB-T. Esta nova tecnologia foi adoptada a nível internacional por permitir uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico (a gama de frequências que pode ser usada por diversos sistemas de comunicações para transmissão de som, dados e imagem, como as redes móveis).
Por isso mesmo a Comissão Europeia definiu 2012 como data limite para todos os Estados-membros “desligarem” as emissões analógicas (o chamado Switch off), libertando o espaço para outros serviços, como a emissão de TV em redes móveis.
A TDT permite ainda mais serviços associados à transmissão de sinal de TV, com melhor qualidade e ainda a possibilidade de serviços interactivos e a recepção de conteúdos em Alta-Definição.

Mas eu já tenho televisão digital. Quais são as diferenças?
Já existem em Portugal serviços de emissão de Televisão Digital, assegurada pelos suportes de redes de cabo coaxial (com os operadores de cabo), de redes telefónicas (em serviços de IPTV de operadores de comunicações) e de satélite, mas ainda não por difusão terrestre.
Ao contrário dos serviços referidos, o acesso aos quatro canais nacionais e a um quinto canal, de Alta Definição, será gratuito. Haverá ainda a possibilidade de subscrever canais pagos, mas essa licença não foi ainda emitida por estar embargada na justiça.

Quem já tem televisão por subscrição (cabo, IPTV ou Satélite) pode ter TDT?
Tal como acontece actualmente, toda a gente tem direito a visualizar gratuitamente os canais gratuitos (RTP, RTP2, SIC e TVI), mas terá de ter as condições técnicas para o fazer, com um televisor que possua descodificador ou uma set top box.

Quantos canais vou poder ver?
Nesta primeira fase de emissão de TDT nos canais de acesso livre, estarão disponíveis no continente os quatro canais nacionais (RTP, RTP2, SIC e TVI), assim como a RTP Açores e RTP Madeira, nas regiões autónomas. Está a ser estudado um quinto canal de emissões em Alta Definição que será partilhado pelos três operadores de TV.

Quando vão desligar as emissões analógicas (que sustentam a transmissão actual por via hertziana)?
A data marcada para o switch off (desligamento) das emissões analógicas é Abril 2012. A Comissão Europeia tem deixado porém algum “espaço” para dar a Estados-membros mais atrasados na implementação da TDT flexibilidade para gerirem esta data.
A Anacom já definiu a data para o "apagão analógico", que será progressiva. A primeira fase deste apagão está marcada para 12 de Janeiro na faixa litoral do território continental, a segunda para 22 de Março de 2012 nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, ficando os restantes emissores e retransmissores do país a emitir o sinal analógico até 26 de Abril de 2012.
Já em 2011 há três zonas piloto onde será desligado o emissor analógico, obrigando à recepção do sinal de TDT. Alenquer será o primeiro, a 12 de Maio deste ano, seguindo-se Cacém e Nazaré, a 16 de Junho e 3 de Outubro, respectivamente.

A minha Televisão está preparada para a TDT?
Algumas marcas de televisores garantem nas características dos equipamentos que estes estavam preparados para a Televisão Digital, mas para sintonizar a TDT é necessário que os aparelhos suportem a norma DVB-T e a descodificação de vídeo MPEG-4/H.264.
A confusão levou mesmo a Anacom a emitir um alerta sobre esta questão antes da época de Natal de 2009, de forma a evitar compras enganadas.
A grande maioria dos equipamentos à venda desde o final de 2009 já suportam a nova norma.

Quais os modelos e marcas que já suportam a norma usada em Portugal para a TDT?
Os modelos mais recentes de algumas das principais marcas já suportam a norma DVB-T e MPEG-4/H.264. Entre as marcas e modelos preparados contam-se a Samsung com alguns modelos de várias dimensões, alguns Sony Bravia série W e Z e alguns LCD da Philips. Os preços variam muito consoante a marca, o modelo e a dimensão do ecrã, mas pode encontrar aparelhos desde os 800 a mais de 3 mil euros.

A minha Televisão não está preparada para a TDT. O que tenho de fazer?
Para sintonizar a TDT nos aparelhos de TV mais antigos será necessário usar uma caixa descodificadora (uma set top box), semelhante à das que já hoje são usadas nos serviços de televisão por cabo ou de IPTV. Vão estar disponíveis caixas mais básicas, que apenas descodificam o sinal, mas também aparelhos mais avançados que permitem a gravação de programas. Os preços variam entre 100 e 205 euros.
A DECO tem vindo a realizar várias análises aos equipamentos que estão à venda e em Janeiro deste ano concluiu que a escolha acertada era o modelo Denver DMB-105HD, sendo considerado o Televes TDT 7151 a melhor set top box do grupo.

Quanto vão custar as caixas descodificadoras (set top boxes)?
A Portugal Telecom afirma que as caixas mais básicas terão um custo que ronda os 50 euros, mas este pode chegar ao triplo do valor para as boxes mais avançadas. Na última análise da DECO os preços variavam, conseguindo encontrar-se equipamentos entre os 60 e os 215 euros.

Onde podemos comprar estes equipamentos e como podemos reconhecê-los?
As caixas descodificadoras são comercializadas por vários fabricantes nas lojas de retalho, não sendo distribuídas apenas através da rede da PT.
A Portugal Telecom está a estudar uma forma de certificar os equipamentos, para que os clientes saibam que estão a comprar uma box que permite acesso à TDT sem problemas.

Vai ser necessário fazer instalação em casa?
Não está prevista a necessidade de instalações adicionais. O objectivo é de que os sistemas sejam fáceis de instalar, sendo o próprio cliente a ligar a box e a fazer a sintonização. Ainda assim é possível que seja necessário recorrer a um instalador para instalar ou redireccionar a antena exterior.

É preciso fazer mudanças a nível das antenas? As antenas de TV funcionam para a TDT? E no caso das antenas colectivas? Os amplificadores terão de ser configurados para os novos canais?
As antenas que recebam sinal na banda V do UHF (banda de frequências 606 a 862MHz) estão preparados para receber TDT visto que o canal de operação do serviço é o 67 que corresponde à frequência central 842 MHz.
Relativamente às antenas colectivas, terá que existir uma modificação caso os amplificadores apresentem filtros de canal para as frequências do serviço de TV analógico. A questão aqui não está nos amplificadores mas sim nos filtros que restringem, para eliminar ruído de sinal que prejudica o serviço, a recepção às frequências de canais analógicos.
Estas soluções colectivas, caso estejam a usar os respectivos filtros, necessitarão de uma ampliação de mais um filtro para a frequência 842 MHz (Canal 67 do UHF).

Vão existir canais pagos ?
Não. Inicialmente estava prevista essa possibilidade, sendo as licenças entregues à Portugal Telecom, mas a empresa acabou por solicitar a devolução da licença alegando que, desde a altura em que lhe foram atribuídos os direitos de utilização das frequências, o mercado de televisão por subscrição foi alvo de desenvolvimentos que "comprometem decisivamente as possibilidades de sucesso do projecto Pay TV" e colocam em causa a viabilidade económica do projecto.

Vai ser preciso uma set top box para cada TV?
Sim. Cada televisor necessitará de um descodificador de TDT.

As set top boxes vão ser subsidiadas?
Sim. O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, voltou a garantir hoje que vai haver subsidiação para grupos com menores recursos financeiros, os cidadãos com necessidades especiais e as instituições de cariz social.
O Governo já tinha adiantado que as pessoas com grau de deficiência de pelo menos 60%, as que recebem rendimento social de reinserção ou pensões inferiores a 500 euros vão ter direito a comparticipações de cerca de 50% na compra dos descodificadores.

A TDT tem Guia Digital de Programação?
Sim, esta é uma das vantagens da TDT face às emissões analógicas. Os telespectadores vão poder ver mais informação sobre o programa que está a ser transmitido, qual a sua duração e o programa seguinte, para além de estar previsto também um portal de programação, acessível através da TV.

A TDT suporta interactividade?
Existem algumas limitações à interactividade na TDT, já que esta exige um canal de retorno, que poderá ser suportado por uma ligação ADSL. Há ainda a possibilidade de usar meios alternativos para envio de informação do utilizador à operadora, como os SMS.

Está prevista a possibilidade de Vídeo on Demand na TDT?
Dependendo das condições, poderá existir a possibilidade de fornecer serviços de Video on Demand sobre a TDT, mas esta questão está ainda a ser estudada.

Já posso ver as emissões de TDT?
Se tiver um televisor que suporte TDT já pode ver as emissões em todo o país. Basta para isso sintonizar o canal 67 se estiver no Continente e Região Autónoma da Madeira, ou nos canais 47, 56, 61, 64 ou 67 na Região Autónoma dos Açores.
Em alguns equipamentos pode ser necessário forçar a sintonização do sinal digital, uma vez que podem estar a sintonizar apenas os canais analógicos, devendo para isso definir esta opção nas configurações do equipamento.

Quem posso contactar em caso de dúvidas?
A Portugal Telecom é a empresa responsável pela infra-estrutura de rede. A empresa mantém um site de informação e um número de apoio ao cliente onde pode pedir informações adicionais.

Como em qualquer FAQ, esta lista de questões está em permanente actualização. Se alguma das suas dúvidas não encontra aqui resposta deixe um comentário e tentaremos integrá-la neste artigo.

Nota da Redacção: Foi feita uma correcção aos valores das set top boxes indicados que não reflectiam a totalidade dos equipamentos testados pela DECO.

Sem comentários:

Enviar um comentário