sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sabores - Evento Gastronómico


"A Câmara Municipal de Felgueiras vai lançar, já no próximo mês de Fevereiro, uma importante iniciativa de carácter gastronómico, com predominante reflexo na actividade turística do concelho, e com o objectivo de a tornar tradicional, dadas as potencialidades da região relativamente ao sector.

Trata-se da primeira edição “Sabores… de Inverno, em Felgueiras” (Sabores IN), que decorrerá entre 11 de Fevereiro e 8 de Março, mais propriamente às sextas-feiras, fins-de-semana e no dia de Carnaval, nas próprias instalações dos restaurantes que aderirem a este certame em roteiro. Segundo o regulamento, os restaurantes só poderão praticar o preço máximo por pessoa de € 12,50.

O programa do evento prevê a realização de um concurso gastronómico entre os restaurantes, cujos critérios de avaliação do júri consistirão na apreciação gustativa, na qualidade dos vinhos e na sua adequação às iguarias, à harmonia global do menu, à qualidade, à estética e conforto do restaurante, bem como à inovação e originalidade da sua gastronomia. O prato a concurso subordinar-se-á a cabrito assado no forno a lenha.

Para o vereador da autarquia, responsável pelo Turismo, Eduardo Teixeira, “esta é uma importante iniciativa, pela primeira vez realizada em Felgueiras mas que queremos que venha a fazer tradição, porquanto o seu objectivo é o de qualificar, promover e diversificar a oferta gastronómica do concelho, incutindo-se inovação à tradição. Desta forma, poder-se-á promover o que de melhor temos à mesa na altura do Inverno, tais como: pratos da região, doçaria tradicional (por exemplo, o Pão-de-Ló), vinhos verdes e outros produtos da região. Numa altura em que tanto se fala da crise generalizada, a Câmara incentiva os comerciantes do sector para atraírem fluxos turísticos para Felgueiras”

A autarquia, entidade promotora e organizadora do evento, conta com a parceria da Associação Empresarial de Felgueiras e com o apoio do Turismo do Porto e Norte ER, da Rota do Românico do Vale do Sousa, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, entre outras entidades que eventualmente venham a integrar-se na iniciativa.

A inscrição dos restaurantes, poderá ser efectuada, através dos seguintes meios (carta, fax ou email), ou entrega directa na recepção da Câmara Municipal de Felgueiras.
O regulamento, ficha de inscrição e restante informação encontram-se disponíveis no site da Câmara Municipal de Felgueiras.!"

Sem comentários:

Enviar um comentário